Categorias: News

Facebook – 74% dos usuários não sabem o que a rede social coleta

Mesmo após diversos escândalos sobre vazamentos de dados e utilização indevida das informações que coleta dos usuários, parece que muita gente ainda não sabe ao certo o que o Facebook  armazena sobre si, ao menos é o que aponta uma pesquisa feita pela Pew Internet.

O Facebook coleta diversas informações de seus usuários para gerar o que chama de lista de interesses, o algoritmo responsável por criar essa lista de interesse, baseia-se na navegação dos usuários, grupos, comunidades, o que compartilha, o que curte, dispositivos digitais que utiliza, preferências alimentares, hobbies e assim por diante, dados estes que são coletados dentro e fora da rede social, para gerar publicidade direcionada. Apesar da quantidade de dados coletados, na  verdade isso não acontece de forma obscura (ao menos não na prática), já que estas informações estão declaradas nos termos de serviço da rede social e inclusive existe uma página de transparência, onde o usuário pode ver o que o Facebook criou como “lista de interesse” para ele.

Mas parece que apesar de existirem detalhes sobre esta coleta, ela não ocorre da forma mais explícita possível, já que 74% dos usuário dos Estados Unidos que foram entrevistados, dizem que não tinham conhecimento deste perfil comportamental que a rede social de Mark Zuckeberg cria.

E dos entrevistados, 24% ainda alegam que o perfil comportamental que o Facebook criou sobre eles, não reflete seus reais gostos e preferências. O interessante é que entre as características que a rede social traça de seus usuários, a de política parece ser mais assertiva, já que apenas 14% dos entrevistados alegaram que as informações estavam divergentes para com suas opiniões pessoais.

Quando questionados sobre a transparência dessas informações, o Facebook em nota ao The Verge, reconheceu que existe a necessidade de uma melhora na comunicação com o usuário:

“Queremos que as pessoas entendam como nossas configurações e controles de anúncios funcionam. Isso significa melhores anúncios para as pessoas. Embora nós e o resto do setor de anúncios on-line precisem fazer mais para educar as pessoas sobre como funciona a publicidade baseada em interesses e como protegemos as informações das pessoas, aceitamos conversas sobre transparência e controle. ”

E você? Sabe tudo que o Facebook coleta sobre você?

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Base notebook refrigeradora NBC50 da C3Tech – Vale a pena?

Para quem utiliza notebook em sua dia a dia, uma base é bem vinda para coloca-lo em uma posição adequada… Leia mais

20 horas ago

Kemp Technologies é selecionada parceira Dell EMC

A Kemp Technologies, anunciou sua validação como parceira Dell EMC. A Kemp vai acelerar a distribuição de implementações da plataforma… Leia mais

4 dias ago

Sensor biométrico da HID é o primeiro a ter todos os requisitos de segurança da Colombia

A HID Global divulgou que o modelo de sensor multiespectral Lumidigm® V421-NC-01, recebeu no início de 2019 a homologação do… Leia mais

4 dias ago

Mozilla apresenta novo logotipo e estratégia para o Firefox

A Mozilla tem planejado uma reestruturação completa para a marca Firefox, e quando falamos em marca é justamente porque não… Leia mais

5 dias ago

Tema escuro na MIUI Android? Conheça os melhores temas

Apesar da MIUI ainda não contar com um tema escuro nativo, sendo este um recurso previsto para a próxima versão… Leia mais

1 semana ago

A ascensão dos ciberataques: os cibercriminosos estão no controle?

A cada ano, o número de ciberataques aumenta. Só em 2018 registrou-se aumento de 217,5% nestes ataques, se não conseguirmos… Leia mais

2 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego