Categorias: News

Spotify inicia briga contra a Apple e suas politicas de cobrança

Recentemente o Spotify iniciou uma “guerra” contra a Apple e suas restrições quanto ao comércio no ecossistema do IOS.

Isso porque a empresa de streaming, resolveu soltar uma nota sobre seu descontentamento com o comportamento da Apple que não somente obriga que os desenvolvedores forneçam os aplicativos pela sua loja própria (Não aceitando lojas de terceiros no IOS), como também os obriga a utilizar o sistema de pagamentos da própria Apple e com isso cobrar uma taxa de 30% sobre as transações.

O Spotify destaca que este cenário ainda gera uma concorrência desleal, já que a Apple oferece o Apple Music e como este não tem que pagar os 30% em cada transação, consegue ter uma margem vantajosa sobre os clientes do IOS.

A queixa fora encaminhada para a Comissão Européia, onde o Spotify pede um olhar para este cenário imposto.

Esse descontentamento não ocorre apenas com o Spotify, outras empresas também vem demonstrando certo cansaço das altas cobranças obrigatórias da Apple, como o caso do Netflix que optou por remover a possibilidade de criação de conta e pagamento pelo aplicativo do IOS e passou a fornecer um aplicativo na App Store que serve apenas para logar em contas já existentes e que usem dos modelos de pagamentos oferecidos pela própria Netflix.

E isso não é somente no IOS, recentemente também vimos um movimento nos PC’s, onde desenvolvedoras mostraram descontentamento com as taxas cobradas pela Steam e começaram uma migração para a Epic Games Store que trouxe taxas extremamente menores que a concorrente. O mesmo comportamento ocorreu no Android, onde a Epic Games optou por não fornecer o Fortnite pela Play Store, por não estar contente em pagar 30% de suas transações para a Google.

O problema é que no caso do IOS, não existe a possibilidade de fornecer os aplicativos por uma loja alternativa ou até mesmo por fora da loja, a Apple nem mesmo permite que os aplicativos utilizem formas de cobrança que não sejam as dela, desta maneira não há como fugir de suas cobranças, que não seja com decisões radicais como a da Netflix.

A Apple manifestou-se sobre o ocorrido e em seu site, publicou um texto onde diz que “O Spotify não seria o negócio que é hoje sem o ecossistema da App Store, mas agora eles estão aproveitando o seu tamanho para evitar contribuir para a manutenção deste ecossistema para a próxima geração de aplicativos empreendedores”

A empresa de Cupertino ainda alega que os 30% cobrados sobre as mensalidades ocorrem apenas no primeiro ano, sendo que uma assinatura depois de um ano, passa a ter uma taxa de 15%. Também é apontado que uma parcela dos clientes da Spotify utilizam o plano gratuito da empresa ou de benefícios de operadoras de telefonia, não passando pelo modelo de compartilhamento de receita da Apple.

No entanto a Apple não comenta sobre a acusação de que o Apple Music recebe uma posição vantajosa perante os concorrentes, devido a este cenário imposto e também não entra em detalhes sobre a questão da obrigatoriedade de utilização do seu sistema de pagamentos.

Resta aguardar o desenrolar desta nova briga, mas historicamente, empresas como Google e Microsoft já foram multadas e obrigadas a mudarem políticas de seus sistemas operacionais, consideradas anticompetitivas, mesmo estas oferecendo uma liberdade maior que a vista no IOS.

Fonte: Apple

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Firefox Send – compartilhamento de arquivos criptografados

A Mozilla finalmente liberou para o público em geral a ferramenta Firefox Send, um serviço de compartilhamento em cloud, com… Read More

2 dias ago

McAfee para Android – Uma boa solução antivírus?

Algum tempo atrás testamos aqui o MIUI Security, agora chegou a vez de efetuarmos uma análise do McAfee para Android,… Read More

6 dias ago

Xiaomi pretende aumentar preço da linha MI

No último ano a Xiaomi tomou algumas decisões de mercado que não estavam totalmente explicadas, como separar a linha Redmi… Read More

7 dias ago

Google testa novo modelo de publicidade para jogos

A Google apresentou para os desenvolvedores uma nova ferramenta de monetização para jogos para Android, denominada de “Jogadores premiados”, ela… Read More

1 semana ago

Qual a melhor conta digital? Quais são realmente gratuitas?

As contas digitais vieram para ficar, podem ser abertas diretamente pelo smartphone, costumam ser mais baratas que contas bancárias convencionais… Read More

1 semana ago

Glovo – Aplicativo de entregas encerra operações no Brasil

O Glovo, serviço de multi entregas (Mercado, Farmácia, Compras, Restaurantes e assim por diante) sobre demanda e principal concorrente do… Read More

2 semanas ago