Categorias: News

NoScript – Extensão focada em segurança chega ao Google Chrome

Após 14 anos de existência no Mozilla Firefox, hoje a extensão NoScript está finalmente disponível para o Google Chrome e navegadores baseados no Chromium, tais como o Opera, Vivaldi e o novo Microsoft Edge.

Apesar de ser associada por alguns, como uma forma de bloqueio de publicidade, a NoScript vai muito além dos bloqueadores de anúncios e funciona como um vasto gerenciador capaz de bloquear javascript, flash, java e outros complementos. Tudo é entregue em um painel de controle para o usuário, que toma a decisão de quais sites são confiáveis e a quais quer permitir determinados conteúdos.

Indo um pouco além, a extensão possui uma política de segurança, responsável por bloqueios de exploits, evitando comportamentos nocivos em sites comprometidos. Entretanto, na versão para os navegadores Chromium, o filtro de possíveis ataques XSS está desativado nesta primeira fase, visto que ele requer processamento assíncrono de solicitações web e apenas o Firefox possui esta funcionalidade.

“Os usuários do Chromium terão que confiar no ‘XSS Auditor’ embutido do navegador, que com o tempo provou não ser tão eficaz quanto o ‘Injection Checker’ do NoScript”, disse Giorgio Maone, criador do projeto.

Filtro XSS funcionando no Firefox


A chegada da NoScript no Google Chrome acontece após a decisão da Mozilla de passar a suportar apenas WebExtensions, abandonando a Firefox XUL API, em seu navegador. Com esta decisão, a NoScript teve que ser migrada, visto que o Chromium também utiliza as WebExtensions, o port tornou-se possível.

A NoScript é um projeto de código aberto e conta com 1,5 milhões de usuários, com sua chegada ao Google Chrome, Maone espera um crescimento exponencial da base de usuários (visto ao enorme marketshare do navegador da Google) e com isso a possibilidade de uma versão com novas funcionalidades, visual e acessibilidade ainda este ano.

A NoScript está disponível na loja de extensões do Firefox e na Chrome WebStore, nesta última, sendo a casa para a instalação também no Opera e Vivaldi.

Fonte: ZDNet

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Collabora traz solução para rodar apps Android em distros Linux

Já surgiram ao longo dos últimos anos, algumas tentativas de levar as aplicações do Android para as distribuições Linux, tais… Read More

3 dias ago

5 ideias de negócios home office

Ter a possibilidade de criar um blog, um site, ou um canal de vídeos (ou tudo isso junto) e ainda… Read More

4 dias ago

Samsung encerra linha Galaxy J e leva os de entrada para a linha A

Ao longo de muitos modelos e lançamentos, a Samsung tinha mantido nos últimos anos uma organização para seus smartphones que… Read More

5 dias ago

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox.… Read More

7 dias ago

Como instalar Flatpak na loja do Ubuntu

A Canonical optou já faz algum tempo, por utilizar a Gnome Software, como sua loja de aplicativos. No entanto, ela… Read More

2 semanas ago

Nuuvem traz sistema de recompensa para venda de jogos

A Nuuvem é uma loja brasileira para revenda de keys de jogos para PC, uma das maiores do ramo e… Read More

4 semanas ago