Categorias: News

Sony – Divisão de smartphones deixa o Brasil

De forma oficial a divisão de smartphones da Sony deixou o Brasil, confirmando o que a mídia e investidores já vinham especulando nos últimos tempos.

Sim, a saída não foi inesperada e nem da noite para o dia, já faz algum tempo que o Brasil não conta com um representante de marketing da divisão mobile, sendo que as postagens em seus canais oficiais já tinham tornado-se esporádicas, tendo quase 5 meses deste a última no Facebook que hoje foi excluída.

Em 2016 a Sony já tinha deixado de produzir seus smartphones em sua fábrica no Brasil e apenas importava aparelhos “específicos para o mercado brasileiro”, nos últimos dois anos, sequer recebemos os lançamentos mais recentes da empresa.

Mas não ache que é algum tipo de marcação da Sony com o Brasil, sua retirada é de toda a América Latina, América Central e Oriente Médio, além disso houve uma redução de produção em sua fábrica de Pequim.

A decisão é estratégica e visa focar em mercados que possuam maior relevância no market share de vendas da japonesa, é interessante destacar que os smartphones da Sony representam apenas 1% do market share mundial.

Alguns anos atrás a Sony passou por uma crise, a empresa reinventou-se e passou a focar-se em negócios de entretenimento, tais como música, cinema e jogos, inclusive efetuando a aquisição da EMI e tornando-se a maior gravadora do mundo. Combinado a recuperação de sua divisão cinematográfica, onde as recentes produções do Spider Man trouxeram grandes receitas e a liderança do Playstation no mercado de jogos, garantiu a reestabilização e um crescimento de seus lucros nos últimos anos, somente no primeiro trimestre deste ano seu lucro operacional fora de US$ 3,46 bilhões de dólares, aumento de 7.5% quando comparado com o mesmo período de 2018.

No entanto, a divisão de smartphones tem apresentado perdas constantes que acabam sendo estancadas pelos lucros de outras áreas, tornando necessário uma mudança radical neste segmento.

Outras empresas tentaram manter-se como fabricantes de smartphones e não tiveram sucesso, como a própria Microsoft que não conseguiu estabelecer seu sistema mobile e consequentemente sua divisão de smartphones, montada com base na estrutura da Nokia que havia adquirido. Mas parece que a Sony ainda acredita em seus smartphones e não pretende encerrar a divisão ou vendê-la como fez com a Vaio (Sua divisão de notebooks).

E é interessante destacar que a Sony não é a única que tem apresentado constantes perdas com a divisão mobile, o mesmo ocorre com a LG já faz algum tempo, ambas parecem ter grandes dificuldades de competir com a Samsung, líder absoluta no setor. Por outro lado, fabricantes “novatas” como a Xiaomi tem aumentado seu market share e apresentado crescimento de suas receitas.

Será que ainda veremos uma reformulação completa no setor mobile da Sony ou estará esta divisão fadada ao fracasso?

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Baidu apresenta perdas financeiras no primeiro trimestre de 2019

A Baidu não vive um bom momento, após ter tentado ser a Google da China e enxurrar o mercado com… Leia mais

13 horas ago

Spotify oferece 3 meses por valor único de R$1,99

Para quem utiliza outro serviço ou usa apenas a versão gratuita do Spotify, a mais recente promoção tem como o… Leia mais

3 dias ago

Hulu – Disney terá o controle total do serviço de streaming

Em um novo movimento, a Disney prepara-se para tornar única proprietária do serviço de streaming Hulu. (mais…) Leia mais

4 dias ago

Como instalar aplicações Linux no Chrome OS e Cloud Ready

O Chrome OS vem evoluindo e saindo daquele nicho de sistema para “netbooks” em prol de tornar-se um sistema “híbrido”… Leia mais

5 dias ago

O Linux estava certo e a Microsoft percebeu

Não é muito difícil vermos pessoas que, ou por não gostar, ou por não terem contato, rotularem as distribuições Linux… Leia mais

1 semana ago

Rappi – Nossa experiência com o aplicativos de entrega

O Rappi é uma startup colombiana com o propósito de entregar de tudo, atualmente é uma das mais relevantes neste… Leia mais

2 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego