Canonical resolve o tamanho dos pacotes Snap - Linux Centro
News

Canonical resolve o tamanho dos pacotes Snap

A Canonical resolveu um dos pontos mais comentados e criticados do pacote snap, seu tamanho.

O pacote snap tem um papel muito importante dentro do mundo Linux, ele tem como objetivo unificar as aplicações para todas e quaisquer distribuições, ou seja, nada mais de pacote deb, rpm ou ter que compilar, o mesmo pacote poderá ser usado no Debian, Ubuntu, Fedora e assim por diante.

Bem, mas tudo isso não é novidade, já que a Canonical já até liberou o snap faz algum tempo e trouxe algumas funcionalidades interessantes a ele, como uma loja própria para download das aplicações nesse formato e uma integração com o Github, permitindo que o desenvolvedor suba seu código no github e este gere automaticamente um pacote snap para distribuição.

Porém entre outras soluções como o Appimage e FlatPak, o Snap sofria com o tamanho final, já que trazia praticamente todas as bibliotecas novamente, para você ter uma idéia, o CoreBird tem um tamanho de 2MB no FlatPak e 112MB no Snap. Se tivermos um sistema que usa todas as suas aplicações neste formato, o problema com espaço passará a ser uma constante.

Mas a solução já chegou, a Canonical integrou o pacote com as bibliotecas do ambiente gráfico, fazendo com que não seja mais necessário que o pacote da aplicação tenha todas as bibliotecas necessárias. Mas aqui fica um ponto, isso vale apenas para o Gnome, é natural que agora que o Ubuntu voltou por completo ao Gnome, sua preocupação maior seja com as bibliotecas desse ambiente.

As melhorias no pacote Snap já devem ser sentidas em breve e ajudarão com a propagação desse empacotamento que solucionará o suporte das aplicações as diferentes distribuições existentes.

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube