Firefox 48 traz melhorias e promessa de diminuição de congelamentos - Linux Centro
News

Firefox 48 traz melhorias e promessa de diminuição de congelamentos

A Mozilla quer acabar com problemas de congelamento e travadas que possam existir no Firefox, para isso anunciou que está inserindo os múltiplos processos já na versão 48 para alguns usuários e em breve levando para a versão final de seu produto.

Com essa mudança, o navegador começara a tratar como processos separados o conteúdo web, interface, barra de tarefas e assim por diante, da mesma forma que já ocorre com o Chromium (Consequentemente Google Chrome, Opera e Yandex).

Ao tratar cada ação como um processo separado, é possível continuar com as demais ações do navegador, mesmo após uma ter sofrido algum problema. Na teoria, mesmo se uma aba de seu navegador travar, apenas aquele processo sofrerá o impacto, todas as outras abas continuarão funcionando normalmente.

Essa divisão em multiplos processos foi iniciada pelo Chromium e gera controvérsias, isso porque enquanto o Opera (Que também utiliza o Chromium) consegue lidar com múltiplos processos e gerenciar de forma confortável o consumo de RAM, o Chrome costuma ter seu consumo elevado, conforme novos processos vão surgindo. Resta-nos esperar para ver se a Mozilla conseguirá adicionar essa capacidade a seu navegador e ao mesmo tempo manter em ordem o gerenciamento de sua memória RAM.

Além dessa mudança na versão 48 que visa o futuro do navegador, outras já estão liberadas para todos os usuários, entre elas está um re-design do painel de descobertas na sessão de complementos do Firefox, melhoria nas sugestões dadas na barra de url/busca, junto com ícones que ajudam a identificar se o site está entre seus favoritos e camadas adicionais de segurança para downloads pelo browser.

A versão para Android também recebeu interessantes novidades, como a união da lista de leituras com o campo de favoritos, incorporação das abas sincronizadas ao histórico e pausa automática de vídeos ao receber uma chamada telefônica.

O que você acha das novidades do Firefox? Usa o navegador da raposa? Pretende usar depois dessas melhorias?

Fonte: Mozilla

Please follow and like us:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube
YouTube