Categorias: News

Firefox Quantum – Testamos o “novo” navegador da Mozilla

Testamos a nova versão do Firefox que recebeu um codinome no intuito de deixar notória uma nova “fase” para o navegador de código aberto da Mozilla.

Com grande foco no desempenho e uma repaginada no visual, a grande promessa está em um navegador duas vezes mais rápido que suas versões atuais e com até 30% de menor consumo em RAM.

Realmente nos surpreendemos com o desempenho, o carregamento dos sites é extremamente eficiente e bate de igual para navegadores como o Chrome e Opera que são conhecidos pela sua velocidade (Ambos usam o Chromium), inclusive nos testes exibidos em vídeo pela Mozilla, a nova versão venceu o Chrome em 6 dos 10 testes realizados.

O motivo dessa grande melhoria de desempenho é explicada pela evolução do uso dos multiprocessos, tirando agora maior vantagens dos muitos núcleos de processadores, tanto de PCs como móveis.

Outras melhorias chegam a essa nova versão, como a correção de mais de 460 bugs conhecidos da raposa de fogo, um refinamento da interface com ícones renovados e maior contraste (O logo também recebeu uma repaginada). Diversas ferramentas também receberam uma repaginada, como o menu, agrupamento de informações, barra de endereço e busca mais dinâmica e um speed page que agora chama-se “biblioteca”, onde o navegador procura exibir seus favoritos e sites mais acessados, algo similar ao visto no Chrome.

View post on imgur.com

Infelizmente nem tudo são flores, a versão beta apresentou problema com praticamente todas as extensões, mesmo as que mostravam ser compatíveis, não puderam ser instaladas, pois apresentaram erro ao seu término. Como a versão final está prevista apenas para Novembro, ainda temos um mês para vermos isso corrigido.

Sem dúvidas a Mozilla mostrou com essa nova versão que continua na briga e ainda pode apresentar um produto tão bom quanto grande empresas.

Por hora, você pode baixar o Firefox e instalá-lo manualmente, para isso clique no botão que está no topo dessa matéria, baixe o pacote e execute os seguintes comandos para sua instalação:

sudo tar -jxvf firefox-57.0b3.tar.bz2 -C /opt/
sudo ln -sf /opt/firefox/firefox /usr/bin/firefox
echo -e ‘[Desktop Entry]\n Version=57beta\n Encoding=UTF-8\n Name=Mozilla Firefox Quantum\n Comment=Web Browser\n Exec=/opt/firefox/firefox\n Icon=/opt/firefox/browser/icons/mozicon128.png\n Type=Application\n Categories=Network’ | sudo tee /usr/share/applications/firefox.desktop
sudo chmod +x /usr/share/applications/firefox.desktop

Os comandos valem para qualquer distribuição Linux, terminados, basta procurar pelo navegador no menu de seu ambiente gráfico.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Insync 3 – Software traz OneDrive para Linux de forma completa

O OneDrive é uma das opções mais baratas quando falamos em armazenamento em cloud, por R$ 30 ao mês o… Leia mais

8 horas ago

Prime OS – Conheça o sistema Android para PC

Alguns anos atrás, o Remix OS conquistou os holofotes como interessante solução para quem queria usar o Android como sistema operacional para seu notebook… Leia mais

4 dias ago

Baidu apresenta perdas financeiras no primeiro trimestre de 2019

A Baidu não vive um bom momento, após ter tentado ser a Google da China e enxurrar o mercado com… Leia mais

5 dias ago

Spotify oferece 3 meses por valor único de R$1,99

Para quem utiliza outro serviço ou usa apenas a versão gratuita do Spotify, a mais recente promoção tem como o… Leia mais

1 semana ago

Hulu – Disney terá o controle total do serviço de streaming

Em um novo movimento, a Disney prepara-se para tornar única proprietária do serviço de streaming Hulu. (mais…) Leia mais

1 semana ago

Como instalar aplicações Linux no Chrome OS e Cloud Ready

O Chrome OS vem evoluindo e saindo daquele nicho de sistema para “netbooks” em prol de tornar-se um sistema “híbrido”… Leia mais

1 semana ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego