Google Hangouts vai competir com o Slack no setor corporativo

A Google finalmente descobriu onde colocar o Hangouts, afinal com a criação do Allo, era necessário tomar uma decisão com o antigo serviço de mensagens da empresa.

Extinguir o Hangouts seria uma grande perda para a gigante de Mountain View, pois apesar de nunca ter se popularizado com o usuário final, a ferramenta tornou-se popular no setor corporativo, praticamente toda empresa que use o Gmail (Google Apps), utiliza o Hangouts, seja para manter a comunicação rápida entre os usuários, ou graças ao facilitado sistema de ligações e videoconferência da ferramenta.

Com isso a Google resolveu investir pesado no setor corporativo, tornando o Hangouts mais próximo de ferramentas como o Slack e HipChat.

Os grupos do Hangouts passarão a ser compatíveis com menções, tal como ocorre com o Slack, onde é possível notificar um usuário especifico colocando um @ em frente a seu usuário, ou notificar todos do grupo, colocando um @channel.

Apesar do serviço já apresentar um facilitado uso de sua função de video chamadas, bastando o usuário marcar uma reunião no calendário para ter automaticamente um link da vídeo chamada do Hangouts entregue para todo os convidados, a empresa promete facilitar ainda mais o uso das ligações por vídeo, reformulando seu visual, conforme o exemplo dado abaixo.

Novo visual para as videos conferências

Mas talvez o que coloque a Google com grande destaque nesse mercado são dois fatores, o primeiro a promessa de total integração com a Gsuite, os usuários conseguirão gerenciar e compartilhar arquivos do Google Drive diretamente do Hangouts, visualizar arquivos e editá-los com o uso da suíte office da Google, integração com o calendário para rápida marcação de reuniões e suporte para o uso de bots.

 

O segundo ponto é o custo x beneficio, tendo em vista que muitas empresas hoje pagam a licença do Google Apps para utilização do e-mail e ainda possuem custo com o Slack ou HipChat, ter as funções dessas últimas duas ferramentas em um software que já está incluso no valor do Google Apps e já é comumente usado para a comunicação, passa a ser uma decisão fundamental para redução de custos e diminuição da quantidade de ferramentas utilizadas pelas empresas, centralizando tudo em um único lugar.

Com isso a Google oficializa sua decisão em usar o Allo como seu mensageiro instantâneo e encontra uma posição confortável para o Hangouts, dando uma novo corpo e objetivo para aquele que um dia foi chamado de Gtalk.

Fonte: Google