LibreOffice começa a testar novo visual - Linux Centro
News

LibreOffice começa a testar novo visual

Após a adoção dos ícones Sifr, dando um visual monocromático e apostando no visual mais clean e recentemente a inclusão do painel lateral, herdado do OpenOffice, parece que o LibreOffice está preparando-se para uma nova mudança visual.

Denominada de Notebookbar, essa nova mudança traz uma reformulação no modo de exibição do menu, ocorrendo de forma parecida ao Ribbon da Microsoft, no entanto, aparentemente a Document Foundation optou por não remanejar seu menu, mantendo na mesma disposição e acrescentando apenas o efeito de abertura.

Imagem liberada pela Document Foundation

Ainda é cedo para demais avaliações, já que não se sabe muito sobre o Notebookbar, sendo a primeira imagem divulgada, apenas o inicio de seu desenvolvimento. O que vale salientar é que a Notebookbar será opcional, assim como o conjunto de ícones Sifr, desta forma as distribuições ou o usuário terão autonomia para escolher se desejam usar a notebookbar, ou não, portanto para os usuários do Ubuntu é pouco provável que a Notebookbar seja utilizada, já que nessa distribuição o menu convencional já é substituído pelo menu global.

Outro fator interessante da Notebookbar, é que os desenvolvedores optaram por deixar a Notebookbar altamente personalizável, ela será compatível com os personas do Firefox, as opções existentes no menu – Notebookbar poderão ser remanejados pelos usuários, os quais ainda poderão criar suas próprias abas customizadas, por fim, uma API garantirá aos desenvolvedores de extensão, integrarem as mesmas a Notebookbar.

Como dito anteriormente, a Notebookbar está em fase de desenvolvimento e seus passos iniciais podem ser vistos apenas no Writer em versão beta, não se sabe se tal funcionalidade chegará já na próxima versão final do LibreOffice.

Please follow and like us:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube
YouTube