News

SoundCloud pode ser encerrado em breve

Em breve poderemos dizer adeus ao serviço de streaming SoundCloud.

Não é de hoje que a SoundCloud está passando por mau bocados, com dificuldades financeiras, já houveram cogitações de venda para o Spotify e até Google, mas nenhuma das negociações se concretizaram. Na tentativa de tornar o negócio lucrativo, a empresa desligou 40% do seus funcionários na última semana e a pouco tempo lançou o sistema de assinaturas SoundCloud Go.

Mas infelizmente parece que nenhuma das estratégias têm surtido efeito e, segundo relato de funcionários para o TechCrunch, os fundadores Alex Ljung e Eric Wahlforss teriam confessado internamente que a empresa possui fundos para manter-se apenas até o quarto trimestre.

Oficialmente a SoundCloud negou tal informação e disse que o enxugamento do quadro de funcionários foi justamente para manter-se operante, mas não nega estar procurando investidores.

A SoundCloud foi fundado em Agosto de 2007 e rapidamente tornou-se um importante serviço de streaming para músicos independentes, desbancando o império do My Space que nesta época pertencia a News Corporation (Empresa detentora da Fox, Directv, Sky, Star TV, entre outros) e era uma das mais importantes redes sociais e muito utilizada por músicos independentes.

Hoje a Sound Cloud afirma ter mais de 170 milhões de usuários ativos, sendo não somente uma plataforma focada em músicos independentes, mas também muito utilizada para podcasts.

Infelizmente a dificuldade da empresa em ser rentável, os problemas com direitos autorais e a competição de forma indireta com serviços como Youtube e Spotify, podem ter colocado mais um importante nome e serviço da internet no caminho do fim.

Você usa ou já usou o SoundCloud? Acredita que a empresa pode fechar as portas, ou acha que encontrará um investidor? Acredita que possa ser comprada por empresas maiores como Google ou Spotify? Fique a vontade para expor sua opinião e não deixe de acompanhar o Linux Centro.