Stremio passa a usar mineração de criptmoeda, mas de forma positiva - Linux Centro
News

Stremio passa a usar mineração de criptmoeda, mas de forma positiva

Recentemente abordamos aqui no Linux Centro algumas matérias sobre uma nova tendência de websites, a mineração de criptomoeda na máquina do usuário, usando apenas o navegador. Apesar de ser uma interessante alternativa para monetizar conteúdo, sites como o The Pirate Bay e ShowTime não estavam fazendo isso de uma forma bacana, a mineração simplesmente ocorria de forma oculta, comprometendo a máquina do usuário sem pedir permissão ou avisar sobre isso.

A tecnologia da coinhive pode ter sido usado de uma forma não tão amigável por alguns sites, porem ela pode ser empregada de forma positiva e dar alternativas ao usuário e o produtor de conteúdo, os desenvolvedores do Stremio mostraram isso com a última versão do aplicativo para Android.

A central multimídia em sua versão para Android, passou a conter um minerador de criptomoeda, porém de uma forma muito interessante, os desenvolvedores optaram por colocar um enorme aviso ao iniciar o aplicativo e que oferece escolhas ao usuário. A aplicação explica que o Stremio pode ser usado de forma gratuita com anúncios, ou gratuitamente, sem anúncios, mas emprestando o processamento do seu dispositivo quando ele estiver ocioso.

Questionamento do Stremio para o usuário sobre a mineração

Claro que vamos ter um porém aqui, uma aplicação desta, usando o processamento de seu smartphone quando ocioso, significa uma redução drástica de bateria, no entanto a tecnologia vem como uma alternativa e opção para o usuário e não como uma imposição.

Você poderá escolher usar o Stremio e conviver com anúncios, ou abdicar de anúncios e ceder processamento quando não estiver usando o aparelho. Uma terceira opção, onde fosse possível comprar ou assinar a aplicação seria bem vinda, mas a forma com que a idéia de mineração de criptmoeda foi aplicada, merece um destaque como exemplo a outros serviços e desenvolvedores que estejam pensando em usar algo similar.