Tensor Flow – Inteligência Artificial opensource desenvolvida pela Google

Tensor Flow é uma biblioteca de código aberto, desenvolvido pela Google, destinada a inteligência artificial, todo o projeto correu através de estudos de redes neurais e é a base de serviços da gigante, tais como o Google Tradutor, Google Fotos e até seu buscador.

A biblioteca utiliza o “machine learning”, permitindo que as máquinas aprendam com as ações e ampliem sua capacidade de decisões. Segundo a própria Google, tornar o TensorFlow uma biblioteca de código aberto, contribuirá para o desenvolvimento da tecnologia, pois apesar da área de inteligência artificial crescer rapidamente, ela carece de ferramentas padronizadas e a Google espera tornar o Tensor Flow um padrão aberto no ramo da inteligência artifical.

Apesar de a Google utilizar o Tensor Flow para serviços voltados ao usuário, eles acreditam que a tecnologia pode ser usada nos mais diferentes ramos e estarão sempre contribuindo com seu desenvolvimento e trazendo publicações sobre o mesmo.

O Tensor Flow está licenciado pela Apache 2.0 e disponível no GitHub, pode ser utilizado por qualquer pessoa, seja você um entusiasta, desenvolvedor, inventor e assim por diante. A Google incentiva que os interessados, criem forks de sua biblioteca, pois a mesma não é completa, estando atualmente disponível uma versão inicial do código fonte, que continuará a receber o desenvolvimento da Google, no entanto ampliações de suas funcionalidades, ficarão a encargo dos que queiram implementar.

Inicialmente o Tensor Flow segue em Python e C++, linguagens de fácil utilização e excelente desempenho, mas a inteção da Google é que a tecnologia chegue a linguagens como JavaScript, Java, Lua, R e assim por diante.

No site do Tensor Flow, todos encontrarão muita informação sobre a biblioteca de código aberto, desde tutoriais de utilização e desenvolvimento, a informações sobre o funcionamento, API e detalhes sobre o progresso da tecnologia, além obviamente do endereço do Github para que todos possam ter acesso ao código.