Tianhe 2 - A Máquina mais poderosa do mundo usa Linux - Linux Centro
News

Tianhe 2 – A Máquina mais poderosa do mundo usa Linux

O Top500.org reúne estatísticas das máquinas de maior poder de processamento no mundo, como o nome já deixa a entender, são selecionadas as 500 máquinas “superpoderosas” e o site ainda reúne informações sobre fabricante, local onde elas estão, sistema operacional, para que fins são utilizadas, entre outros detalhes. A fundação efetua esse trabalho desde 1993 e para analisar os dados, conta com a colaboração de cientistas computacionais, fabricantes e especialistas, a listagem é publicada duas vezes ao ano, sempre nos meses de junho e novembro.

É neste top que o Tianhe-2 (Via Láctea 2) tem seu destaque, este supercomputador mantêm-se líder entre os supercomputadores desde 2010, com um desempenho aproximado de 34 PetaFLOPS e possuindo 48 mil placas MIC (cada uma com aproximadamente 60 núcleos), esta incrível máquina foi fabricada pela Universidade Nacional Chinesa de Tecnologia de Defesa (NUDT) e está instalada no Centro de Supercomputadores Nacional em Guangzhou.

Agora o interessante é que este pequenino monstro da computação, carrega como sistema operacional o Kylin Linux, distribuição Linux criada e mantida pela própria NUDT desde 2001 (Lembra da parceria entre Canonical e China que resultou no Ubuntu Kylin? Sim, o codinome desta parceria veio da distribuição criada pela NUDT).

top10_00Mas se você não sabia dessa informação, não fique surpreso, na verdade dos 500 computadores mais poderosos do mundo, 486 carregam uma distribuição Linux como sistema operacional e apesar da clara liderança do Windows no mundo dos Desktops, apenas 1 supercomputador tem o Windows como sistema operacional, das restantes 11 possuem o AIX, sistema da IBM baseado no Unix.

Outro detalhe curioso é que apesar da China ser dona do computador mais poderoso do mundo, tendo o dobro de processamento do segundo colocado, os Estados Unidos tem nada mais, nada menos que 233 máquinas desta lista, quase a metade das mais poderosas máquinas do mundo estão nos EUA. Se você pensou que o Brasil não entraria na lista, enganou-se, o Brasil fica com 6 máquinas dos 500 supercomputadores.

Dentre os 6 supercomputadores brasileiros, o primeiro lugar fica para o SENAI Cimatec, este computador está localizado em Salvador e é capaz de processar de 300 a 400 trilhões de operações por segundo, sendo inclusive o supercomputador mais poderoso da América Latina. O SENAI Cimatec tem seu uso aplicado em pesquisas do campo de óleo e gás.

O site Top500.org reúne muitas outras informações, além dessas básicas curiosidades abordadas pelo Linux Centro, lá você consegue encontrar detalhes sobre o processamento de cada máquina, configurações da máquina e até mesmo informações sobre as instituições responsáveis por estas, se você é um entusiasta da tecnologia ou um profissional da área, vale a pena dar uma olhada em todas essas informações.

Fontes : Top500.org, Wikipédia, Fieb.org.br

Please follow and like us:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube
YouTube