Categorias: News

WordPress testa o novo editor de texto – Gutenberg

Gutenberg, esse foi o nome dado para o novo editor do WordPress. Sua chegada está programada já para a versão 5 do WordPress, mas mantendo o clássico como padrão neste primeiro momento.

No entanto, desde já, na versão 4.9.8 que á a estável no momento desta matéria, já é possível testar o novo editor, instalando-o como um plugin para o Wordpress, é bem provável que no painel inicial você esteja recebendo o convite para o teste.

O novo editor muda totalmente o que conhecíamos de edição de texto no WordPress, a box padrão de título com a caixa de texto logo abaixo, mantendo as ferramentas de edição em seu topo, foram totalmente abandonadas. Ao invés disso, o editor trabalha com um modelo de módulos, bem similar ao do Visual Composer, famoso plugin do WordPress.

O visual do Gutenberg – Novo editor de texto do WordPress

Você deve clicar em um botão de “+” e adicionar o tipo de módulo que deseja, seja de um paragrafo, citação, imagem, título e assim por diante. Caso tenha costume de escrever o texto em um editor externo e só colar no do WordPress, ele automaticamente identifica os elementos e cria os blocos modulares respectivos ao conteúdo.

A antiga informação de link permanente que era mantida sobre o título da matéria, não existe mais, ao invés disso, essa informação é exibida apenas quando você passa o mouse sobre o bloco de título. O menu de hyperlink também recebeu um tratamento e agora não te leva mais para uma outra página ao clicar em configurações, permitindo que tudo seja feito dentro do bloco de texto.

Quem usa extensões como o Yoast SEO pode enfrentar algumas dificuldades, visto a incompatibilidade neste primeiro momento. O próprio usuário pode enfrentar certa dificuldade inicial, devido a grande mudança que o editor recebeu, mas ao fim, depois de algumas publicações fica notória que a qualidade do Gutenberg é realmente superior, melhorando não somente visualmente, como a produtividade e dando melhorias significativas para alguns tipos de elementos e conteúdos em publicações no WordPress.

O visual também fora totalmente modificado, seguindo um padrão muito mais clean, não sombreamentos e os contornos são exibidos apenas ao passar o mouse por cima, as opções de imagem de destaque, tags, categorias e publicação agora ficam em um menu de engrenagem, categorizadas e deve-se clicar sobre a categoria para expandir as opções (Não muito diferente do que era, mas com maior enfase em ter menos informações aglomeradas na tela).

Você usa o Wordpress? Testou o novo editor? O que achou? Fique a vontade para usar nossos comentários, comunidade ou fanpage! Não deixe de seguir nosso canal no Youtube!

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

NVIDIA leva CUDA à arquitetura ARM – Supercomputação de exoescala

A NVIDIA anuncia suporte para CPUs ARM, oferecendo ao setor de computação de alto desempenho um novo caminho para a… Leia mais

4 horas ago

Fone de ouvido Sony MDR-EX15AP – Vale a pena?

Fones de ouvido são itens que procuramos com frequência, mas são tantas as opções e preços que sempre estamos na… Leia mais

5 horas ago

Base notebook refrigeradora NBC50 da C3Tech – Vale a pena?

Para quem utiliza notebook em sua dia a dia, uma base é bem vinda para coloca-lo em uma posição adequada… Leia mais

1 dia ago

Kemp Technologies é selecionada parceira Dell EMC

A Kemp Technologies, anunciou sua validação como parceira Dell EMC. A Kemp vai acelerar a distribuição de implementações da plataforma… Leia mais

4 dias ago

Sensor biométrico da HID é o primeiro a ter todos os requisitos de segurança da Colombia

A HID Global divulgou que o modelo de sensor multiespectral Lumidigm® V421-NC-01, recebeu no início de 2019 a homologação do… Leia mais

5 dias ago

Mozilla apresenta novo logotipo e estratégia para o Firefox

A Mozilla tem planejado uma reestruturação completa para a marca Firefox, e quando falamos em marca é justamente porque não… Leia mais

5 dias ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego